Visita Mediada

O acervo da instituição subsidia as atividades multidisciplinares que englobam, entre outras informações, dados sobre arquitetura colonial, arte brasileira do século XX, a importância da preservação do patrimônio histórico, noções de preservação ambiental, modo de vida e história do pintor. O trabalho realizado com os estudantes tem como resultado a aproximação dos alunos, ampliando a sua compreensão do mundo através do acervo e da atuação do artista plástico Carlos Scliar nas lutas por um país com menos desigualdades.

 

05

 

 

Visitas mediadas para grupos escolares

 

A Casa Ateliê está disponível para visitas guiadas, atendendo a grupos de alunos e professores de no máximo 20 pessoas. O agendamento deve ser feito pelo e-mail instituto@carlosscliar.com ou institutoscliar@gmail.com.

As vistas para estudantes têm duração de cerca de 2h onde são abordados temas da arquitetura colonial, 2ª Guerra Mundial, movimentos e acontecimentos artísticos do século XX. Os grupos são orientados por monitores preparados para dar explicações adaptadas a cada segmento e incluem momentos de interatividade com exibições de curtas educativos e aulas práticas de desenho de observação, tendo como modelos objetos comumente empregados por Carlos Scliar. Como lembrança, cada estudante leva a obra que criar. Para as escolas públicas (professores e alunos) as visitas mediadas são gratuitas.

 

 

Visitas mediadas para o público em geral

A Casa Ateliê está aberta para visitação de terça a sexta, das 14 às 18h.

 

Acesso a pesquisadores e universitários

A Casa oferece ainda a estudantes universitários e pesquisadores acesso ao arquivo de documentos, à coleção de vídeos e à biblioteca especializada em artes plásticas, mediante agendamento prévio pelo e-mail.

 

Endereço:

Rua Marechal Floriano, 253 – Orla Scliar, Bairro São Bento – Cabo Frio – RJ

Tel.: (22) 2040-9408