Projetos Educativos

A Casa museu realiza projetos educativos para as comunidades escolares da região. Os projetos tratam de temas que levam os alunos e professores à reflexão e são voltados para a rede pública. Os trabalhos aqui selecionados foram realizados em parceria com: empresa Prolagos, Colégio Estadual Miguel Couto, IPHAN e Governo do Estado do Rio de Janeiro.

 

Projeto Arte, Paisagem e Patrimônio e Memória Oral Gamboa- IPHAN

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Rio de Janeiro (Iphan-RJ) inaugurou dia 15 de maio de 2010 em Cabo Frio, a exposição de encerramento do projeto “Arte, Paisagem e Patrimônio” realizado em parceria com o Instituto Cultural Carlos Scliar. O projeto promoveu oficinas de pintura e de xilogravura nas dependências da casa museu, tendo como tema a preservação da paisagem urbano-ambiental da cidade, mais especificamente do Morro do Telégrafo e do bairro da Gamboa. Em 2014 os estudantes da Escola Municipal profª Elicéia da Silveira participaram do Projeto Memória Oral do bairro da Gamboa produzindo o documentário sobre o bairro.

 

 

Projeto CaptaAção: Respeito dá o tom – Prolagos

O projeto foi realizado de dezembro de 2017 a outubro de 2018 e tratou as questões do racismo. Para imersão no tema, foram realizadas intervenções nos espaços da casa museu com a ocupação de diversas figuras negras, personalidades da cultura, da intelectualidade brasileira, exposição do material gráfico produzido por Carlos Scliar (cartaz, programa, livros) para a peça Orfeu da Conceição de Vinícius de Moraes em 1956, palestras, exibição de filmes e oficinas de gravura.  Participaram do projeto 512 estudantes do Colégio Estadual Miguel Couto e do Instituto de Educação Professora Ismar Gomes de Azevedo.

 

 

 

Projeto CaptaAção: Seu descarte minha arte – Prolagos

Realizado no ano de 2019 o projeto trabalhou o tema lixo com especial atenção aos danos causados pelo resíduo plástico. Participaram do projeto alunos da rede pública dos municípios de Cabo Frio, Arraial do Cabo, Búzios, São Pedro da Aldeia e Iguaba, perfilando um total de cerca de 900 estudantes.

 

 

Projeto Scliar e o patrimônio – Ponto de cultura Governo do Estado do Rio de Janeiro – Colégio Estadual Miguel Couto.

Projeto realizado no ano de 2019 com 229 estudantes do Colégio Estadual Miguel Couto. Durante o projeto os alunos receberam palestras, oficinas de gravura e cerâmica.

 

 

Projeto Somos Divas na Luz do Candeeiro

Projeto realizado em 2020, 2021 e 2022 com mulheres moradoras das comunidades quilombolas da região. O trabalho consiste em oficinas que tratam da arte da cerâmica, desde a pesquisa, modelagem da argila, primeira queima, pintura, inserção de ilustrações nas peças e vitrificação. O aprendizado da arte cerâmica possibilita a geração de renda, além de estimular nas participantes o fortalecimento pessoal, fruto do processo criativo realizado. A iniciativa também aproxima a Casa Museu Carlos Scliar das mulheres participantes e trata o fortalecimento da cultura e do patrimônio, através da divulgação dos Quilombos, território de fundamental importância para a compreensão da nossa história. 

 

Projeto CaptaAção: Meu Lugar, Meu Patrimônio – Prolagos

Projeto realizado em 2021 e 2022. Participam do projeto alunos da rede pública de ensino da região. Durante a visita a Casa Museu os alunos realizam atividades que abordam os temas: patrimônio, identidade, memória e cultura.