Acervo “Carlos Scliar Memória”

O Instituto Cultural Carlos Scliar abriga a coleção do artista reunindo, alem de sua obra, trabalhos dos mais importantes artistas do cenário nacional no século XX, especialmente aqueles ligados ao Movimento modernista e a historia das artes gráficas no Brasil.

 

Instalado no sobrado oitocentista adquirido e restaurado por Scliar na década de 70, as obras e a casa se fundem de maneira indissociável.

 

Alem dos quadros, desenhos (sobretudo da década de 40 a 60), esculturas e outros objetos artísticos, o acervo do Instituto contempla ainda cerca de 5 mil livros alem de mais de 9 mil documentos, fotografias e correspondências, esta ultima trocada intensamente com amigos, em sua maioria parte de um grupo de intelectuais e artistas de relevante participação na historia brasileira do século XX, tais como Rodrigo Melo Franco, Lucio Costa, Clarice Lispector, Jorge Amado, Antonio Callado entre outros.

 

Desde 2012, o Instituto Cultural Carlos Scliar deu início ao tratamento técnico da coleção pessoal de Carlos Scliar. Foram digitalizados, fotografados, higienizados e acondicionados em pastas e mapotecas cerca de 4 mil recortes de jornais e revistas, 3 mil fotografias, 2 mil correspondências e mil obras (pinturas, gravuras e esculturas) de autoria de Carlos Scliar e de outros artistas plásticos. Fazem parte desta coleção pessoal trabalhos de Aldo Bonadei,entra Di Cavalcanti, Pancetti, Cildo Meireles, Di Cavalcanti, Vieira da Silva e Arpad Szenes, entre outros.

 

Ao longo de sua vida, Carlos Scliar sempre se empenhou  em tornar a arte acessível ao povo brasileiro. O Instituto Cultural Carlos Scliar acredita que a criação de um sítio virtual, disponibilizando ao usuário todo este acervo, bem como a criação de um laboratório de preservação, são formas de democratizar o acesso de sua obra ao público geral e manter vivo esse ideal.

 

Nesta página, disponibilizamos para consulta o banco de dados com todas as informações pertencentes ao acervo pessoal de Carlos Scliar.

 

O programa gerenciador deste banco de dados é o Donato 3.3,  utilizado em diversas instituições museológicas do Brasil. Para ter acesso ao banco de dados deste acervo é aconselhável o uso do Internet Explorer ou Mozilla Firefox.

 

Clique na logo do acervo Carlos Scliar Memória. O Donato abrirá em sua tela e oferecerá a opção “Consultas”. Caso ocorra algum problema ao acessar o banco de dados, entrar em contato pelo e-mail institutoscliar@gmail.com