Roteiro das visitas mediadas para estudantes

1. Por onde andou Carlos Scliar? A localização dos caminhos percorridos pelo pintor: nascido no Rio Grande do Sul, viveu em São Paulo, Rio, Bahia, Ouro Preto (MG), Cabo Frio (RJ); morou em Paris; esteve na Itália, na II Guerra.

 

2. A evolução de sua arte: as diferentes fases vividas por Scliar, ilustradas por exemplos de obras do artista.

 

3. Os amigos de Scliar: como ele sempre incentivou artistas novos; como se relacionou com os maiores artistas brasileiros, não apenas pintores como escritores, atores, cineastas, etc. Mostra de obras de vários autores que fazem parte da coleção reunida por Carlos Scliar (Guignard, Di Cavalcanti, Pancetti, Bonadei, Djanira, Anna Letycia, Cildo Meirelles, entre muitos outros).

 

4. Scliar em Cabo Frio: o que o trouxe aqui e o motivo de ter ficado – a luminosidade inigualável.

 

5. A Casa Ateliê: fotos da ruína comprada por Scliar e o processo de restauração; o acréscimo feito por Zanine. Arquitetura colonial: materiais utilizados na época, suas razões e resultados.

 

6. Convivendo com o artista: visita ao ateliê de Scliar, seus aposentos e objetos pessoais, pigmentos, pincéis e modelos, conservados dispostos à sua maneira. Exibição do documentário “Scliar Pintor de Corpo Inteiro“ na Sala de cinema Nelson Pereira dos Santos.

 

7. Pintando como Scliar: aula prática básica de desenho de observação, com elementos semelhantes aos utilizados pelo pintor.